Postada em: 19/01/2017

João Leão diz que solução para água em Vera Cruz está a caminho

Por Aparecido Silva | Fotos: Paulo M. Azevedo // Bocão News

O vice-governador João Leão (PP), secretário de Planejamento da Bahia, reagiu à crítica feita pelo prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinícius (PMDB), que afirmou não tratar com o governo estadual sobre o projeto da ponte Salvador-Itaparica até que o problema do abastecimento de água e outros serviços básicos na região sejam solucionados.

A principal queixa se refere à Embasa, a empresa que cuida do abastecimento de água e saneamento do município. Na noite desta terça-feira (17), oBocão News veiculou a denúncia feita por moradores, que reclamavam a falta de água há pelo menos sete dias. Nesta manhã de quarta (18), o prefeito emitiu nota afirmando que o diálogo com o governo está fechado até que o problema receba atenção do governo e da Embasa.

Procurado pela reportagem, o secretário João Leão, um dos principais entusiastas do projeto de construção da ponte, afirmou que o caso da Embasa “está em solução”. “Estamos resolvendo isso via Embasa, o secretário Cássio Peixoto está empenhado nisso. Ele (o prefeito) vai tratar das duas coisas juntas”, avisou Leão.

O vice-governador adiantou que a proposta de resolução do problema de abastecimento visa colocar a Ilha de Itaparica, atualmente com mais de 50 mil habitantes, com capacidade de atender até 300 mil pessoas. “O problema da ilha é que no verão, a demanda praticamente triplica. O prefeito tem que entender que a ponte vai ajudar a resolver os problemas de lá. Tem problemas com esgotamento sanitário, urbanismo, tráfego. O prefeito precisa ter a consciência de que a ponta vai ajudar a transformar a ilha numa grande cidade”, defendeu Leão, contando ter sobrevoado a região na última semana com chineses.

“Eles (os chineses) disseram que dá para transformar em uma cidade ecológica, como fizeram recentemente na China”, apontou o vice-governador. Questionado se a ideia não causaria impactos ambientais na região, Leão foi enfático ao dizer que não. “Vai respeitar todo o meio ambiente. Naturalmente, a ilha vai crescer, mas teremos todo o cuidado na preservação ambiental”, disse.
Segundo Leão, com chegada da Ponte Salvador-Itaparica, uma via expressa será construída para o tráfego de veículos de carga e a BA-001 será duplicada “e transformada em uma grande avenida da ilha”.