Postada em: 11/04/2017

Cem dias de uma nova Vera Cruz

O prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius, apresentou nesta segunda-feira, 10, o balanço dos primeiros cem dias gestão. Entre os destaques está o equilíbrio das contas públicas e o início de ações para solucionar os problemas básicos de infra estrutura, herdados da gestão anterior.
“Recebemos uma prefeitura com falta de documentos e um refinanciamento de dívidas, além de um CNPJ sujo, o que nos impossibilitou a solicitação de recursos para a reconstrução da cidade”, afirma o administrador municipal. “Assim que assumimos o governo, criamos o Plano 100″, com ações emergenciais e decretamos situação anormal no município, com efeitos similares a emergência, pelo prazo de 60 dias, em virtude do extravio de pastas e documentos públicos referentes ao ano de 2016”, lembra.

 

Infraestrutura e Obras

 

Como a Prefeitura foi assumida na alta estação, uma das primeiras ações foi a implantação da Limpeza de Praias, serviço inexistente até então, e que retirou cerca de 20 toneladas de lixo das areias da cidade.
A coleta de lixo passou a ser feita de forma mais ordenada, inclusive aos domingos.
A gestão iniciou também o serviço de retirada de animais soltos na pista e, desde o início da ação, mais de 50 cavalos já foram recolhidos, o que evitou acidentes.
Foi dado início ainda à Operação Banho de Luz, já em andamento, com a troca de lâmpadas queimadas e antigas pelas de LED, o que amplia a sensação de segurança na cidade.
Foi iniciada a reforma completa da praça e da orla de Mar Grande, que vai ganhar piso inter travado, ciclovia, academia ao ar livre, pista de skate e anfiteatro.
A gestão concluiu ainda os projetos para a construção do Centro de Educação Infantil de Jiribaruba, escola do Agreste, Escola da Nova Divineia e da Feira Municipal.
A Prefeitura ainda iniciou uma ação de retirada de carros abandonados na cidade.

 

 

Operação Chuva

 

Para evitar alagamentos e os problemas relacionados à chuvas fortes previstas para os meses de outono e invernos, a Prefeitura deu início à Operação Chuva, um conjunto de ações de planejamento e de medidas na cidade para o melhor escoamento da água. A medida incluía fiscalizações e ações estruturais, como a limpeza de rios, canais e bueiros, implantação de manilhas e retirada de construções irregulares que impedem o fluxo da água.
A ação inclui ainda a recuperação de estradas vicinais, garantido a possibilidade de tráfego, principalmente para moradores da contra costa.

 

 

Educação

 

“A escola é o lugar mais importante da cidade”, afirma o prefeito Marcus Vinicius. E tendo isso como meta, foi implantada na cidade a escola em tempo integral, com cerca de 3 mil alunos já estudando em dois turnos.
A Prefeitura ainda realizou a entrega de seis unidades de ensino, completamente recuperadas e reformadas, de um total de 25 que devem ser entregues até o final do ano. O
Município também assumiu o Colégio Coração de Jesus, que corria o risco de fechar as portas.
Outra novidade foi a reabertura das residências estudantis, nas cidades de Valença, Santo Antônio de Jesus e Salvador, onde universitários contam agora com alimentação e transporte.
A Prefeitura ainda adquiriu um ônibus zero quilômetro para o transporte de estudantes dentro da ilha e recuperou a frota de veículos.    Como parte do projeto de descentralização, a administração municipal lançou o projeto de instalação de um Centro de Atenção Especializada no Baiacu, com pedagogos, psicólogos, musicoterapeuta, psicopedagogos e educador especial.
A educação ambiental também passou a ser disciplina obrigatória nos colégios municipais.

 

 

Bye Bye Verão

 

Seguindo o novo modelo de realização de eventos, a prefeitura promoveu a primeira edição do Bye Bye Verão, que reuniu mais de 30 mil pessoas, em três dias de festa, com mais de 30 horas de atrações musicais. O evento marcou a retomada do calendário turístico e contou com estrutura de festa privada, com detectores de metais. Nos três dias de shows, não foram registradas ocorrências policiais.
Não foram registrados congestionamentos nos dias do evento.

 

 

Turismo

 

A Prefeitura criou a Eventur, autarquia para captação de recursos e para a promoção de eventos e do turismo na cidade.  Vera Cruz passou a fazer parte, ao lado de Salvador, Porto Seguro e Itacaré das cidades que representam a Bahia na ANSEDITUR, Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo.
Além disso, a cidade passou a estar presente nos eventos mais importantes da área turística do país, entre eles o Fórum Pan Rotas.

 

 

Saúde

 

Uma das primeiras ações do novo governo foi a aquisição de uma ambulância com UTI móvel para a cidade, dando agilidade nos socorros de emergência, além da recuperação da frota já existente, muitas dela sucateadas.
Foi iniciada a recuperação e reforma do Hospital Municipal Maria Amélia Santos, em Mar Grande, que será reaberto em maio com diversas especialidades.

 

Jiribatuba

 

Assistência Social

 

Para garantir um melhor atendimento da população, os funcionários dos centros de assistência passaram por um processo de capacitação. Os serviços passaram a ser oferecidos em imóveis localizados em áreas de melhor acessibilidade. Nos primeiros cem dias, foram 724 atendimentos do Bolsa Família, 125 atendimentos aos usuários com solicitação de carteira passe livre intermunicipal e encaminhamentos ao BPC /INSS. A equipe de assistência social ofereceu ainda 261 atendimentos psicossociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados 2017 © Prefeitura Muncipal de Vera Cruz - Bahia

Rua São Bento, 123 - Centro, Mar Grande - Vera Cruz - Bahia | CEP: 44.470-000 | 71.3633-3434 | Criação: AlanMORENO WebMaster