Postada em: 15/05/2017

Contra violência sexual de crianças e adolescentes

 

A Prefeitura de Vera Cruz segue com a campanha pelos direitos humanos de crianças e adolescentes, contra o abuso e a exploração sexual. Durante todo o mês de maio serão realizadas na cidade caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção a violência sexual, além de panfletagem, criação de produtos de comunicação sobre a temática, campanhas nas rádios e entrevistas com especialistas entre outros.

Grande parte das atividades será concentrada no dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A proposta da campanha nacional é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, uma vez que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Em Vera Cruz, serão realizadas duas caminhadas -Uma delas no dia 18, às 15h, com saída de Mar Grande. A caminhada que aconteceria em Baiacu no dia 17 foi adiada por causa da chuva e remarcada para terça-feira, dia 23, às 9h.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger, de defender crianças e adolescentes, cabe o papel pedagógico da orientação e acolhida. Dessa forma, buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados 2017 © Prefeitura Muncipal de Vera Cruz - Bahia

Rua São Bento, 123 - Centro, Mar Grande - Vera Cruz - Bahia | CEP: 44.470-000 | 71.3633-3434 | Criação: AlanMORENO WebMaster