Postada em: 03/08/2017

Compromisso com as baianas de acarajé

A Prefeitura de Vera Cruz assinou, no último dia 30, um Termo de Cooperação Técnica com a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia, para a implantação da política de preservação do ofício da baiana de acarajé no município. A medida ocorre após, no mês passado, a categoria ter sido incluída na CBO, Classificação Brasileira de Ocupações, o que permite a realização de cadastros formais.
Para a presidente da entidade de classe, Rita Santos, a medida vai beneficiar um grande número de vendedoras do quitute. “A medida mostra que a Prefeitura se importa com as baianas de acarajé e, a partir da assinatura deste termo, vamos trabalhar em parceria”, afirma.

Segundo Rita, o próximo passo será a criação de ações de capacitação das baianas. “Os turistas que chegarem a Vera Cruz serão recebidos agora por baianas trajadas de maneira adequada, e com um ponto de venda mais organizado”, explica.

Desde 2005, as baianas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan.