SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Missão

Implementar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo serviços de Proteção Básica e Proteção Social Especial aos cidadãos que dela necessitarem.

Visão

Ser referência na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias de Vera Cruz , orientados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Valores:

• Ser ético e transparente;
• Sensibilidade social;
• Gestão compartilhada, democrática e popular;
• Ofertar serviços com qualidade e eficiência;
• Comprometimento e reconhecimento do usuário como sujeito autônomo e capaz;
• Equidade Social;
• Reconhecimento da diversidade;
• Universalismo de direitos;
• Respeito e cooperação nas relações de trabalho.

Apresentação:

A atuação da Assistência Social ocorre em base a príncípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. As balizas para ocorrência destes atendimentos devem respeitar a descentralização político-administrativa e a participação da população, tendo a centralidade das ações na família.

Em Vera Cruz , a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social , presta atendimento socioassistencial às pessoas e famílias, articula os serviços e potencializa a rede de proteção social básica tendo como porta de entrada os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); e, no caso do apoio, orientação e acompanhamento a situação de ameaça ou violação de direitos, este se realiza por intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).